Como a História através da comunicação pode contribuir para o conhecimento e sua importância no desenvolvimento da vida do vaqueiro (homem do campo ou simpatizante apaixonado pelo esporte- Vaquejada) e a Cultura Nordestina para sua própria sobrevivência no processo histórico, social, cultural e educacional deste povo?
A educação é um acontecimento pessoal. É pela educação que a cultura é transmitida, conservada e transformada, nesta premissa a Vaquejada é introduzida no ambiente escolar como ícone cultural e histórico do povo nordestino, devendo ser trabalhado em sua historicidade que vem desde o período colonial com as pegas de boi até a importância na atualidade quando virou esporte baseando-se na lei nº 10.220 de 11 de abril de 2001.
todas as pessoas têm cultura. Melhor dizendo, todas as pessoasvivem de acordo com uma determinada cultura. A cultura abrange a maneira de viver (agir, pensar e sentir) de um povo. Maneira de viver que pode ter aspectos comuns e aspectos diferentes em relação a maneira de viver de outros povos. A forma de organização social de um povo, portanto, também parte de sua cultura.” (PELETTI, Nelson. 1999.210) |
No contexto escolar a prática da vaquejada deverá despertar no educando uma visão crítica e reflexiva a cerca desse recurso do homem do campo que virou uma grande festa popular. Essa prática também gera protesto de entidades protetoras dos animas e a escola é um ambiente propício para um debate pedagógico utilizando-se de recursos como: seminários, peças teatrais, literatura de cordel entre outros.
FRANCO, Tasso. Serrinha A colonização Portuguesa numa cidade do sertão da Bahia: EGBA, Assembleia Legislativa, 1996. P. 386.
Nenhum comentário:
Postar um comentário