(Pintura: A vida no campo, Vaquejada de Ernest Zeuner óleo sobre tela) Esta imagem mostra a origem do esporte ao mesmo tempo nos remete ao passado. |
A fotografia com todos seus detalhes reais. |
A escrita e a imagem envolvem interpretação e a pesquisa através da abordagem dentro do evento, permite chegar ao retrato completo da situação histórica, ou seja, a figura é mais fiel aos fatos para ajudar o diálogo pela possibilidade de demonstrar sua legitimidade e quando uma história é mostrada como uma imagem, nós diríamos que a característica primária é a possibilidade que ela dá ao leitor de ver-se imediatamente transportado para um período ou local diferente. As imagens quando diversificadas para um determinado acontecimento, dão pistas mais detalhadas dos visuais constantes - informações sobre a paisagem, os personagens – dentre outros elementos importantes para personalizar a história como uma janela aberta direto a fato questionado que entram no subconsciente do leitor. Pelo menos essa é a teoria nas questões que envolvem a participação da imagem para enriquecer a história.
Na vaquejada, por exemplos as imagens são também importantes para mostrar todas as transformações deste contexto histórico, ao longo do tempo, mesmo antes das fotografias os ideais de demonstração imagéticas já eram permitidos através das figuras, desenhos e pinturas, também no artesanato e estátuas e consequetemente, com evolução chegamos as fotografias que nos seus primórdios eram pretas e brancas. Hoje além de coloridas estão também na Era da digitalização e pixels das “máquinas” de últimas gerações, agora chamadas de câmeras, também a sua divulgação pelo computador, nas redes sociais e sites característicos destes eventos permite um conhecimento maior sobre a vaquejada como qualquer outro acontecimento da historiografia regional ou mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário